JESUS CRISTO TE AMA E NÓS TAMBÉM!

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Mulheres ainda buscam o Grande Amor


Idealização continua sendo obstáculo para as relações da vida real
Tamiles Costa


Em oposição às devotadas Mulheres de Atenas, de Chico Buarque, as quais “não têm gosto ou vontade, nem defeito, nem qualidade”, os dias atuais trazem um outro conceito de mulher.
Determinadas, elas mostram que os desejos e a feminilidade não desaparecem com o passar dos anos. Mesmo a partir de concepções realistas sobre o amor, elas se mantêm românticas, apaixonadas e em busca da parceria amorosa ideal para dividir a vida.
São essas algumas das constatações do projeto de extensão do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Pará, “Critérios de Eleição de Parceria Amorosa de Mulheres entre 40 e 60 Anos de Idade: definição de relacionamento amoroso”, orientado pela professora Regina Célia Brito, com o apoio da mestranda Marilu Cruz e da bolsista Gabriela Ribeiro.

Dividido em três fases de pesquisa, o projeto é resultado de questionamentos a respeito das mulheres após o período reprodutivo.
Nós nos perguntávamos como essas mulheres, hoje, sobrevivem quase 30% da vida após o período de reprodução? Como escolhem parceiros?”, conta a professora Regina Célia.
Ela explica que, de acordo com a literatura, as mulheres estão naturalmente pressionadas pela busca de um companheiro que ofereça boas condições de sobrevivência aos filhos, porém, se, após ultrapassar a fase de reprodução, a mulher for instruída e possuir um bom emprego, não necessita de alguém que a ajude a enfrentar as contingências modernas, logo, qual seria seu critério de escolha?

Segundo Regina, imaginava-se que elas estariam mais preocupadas com a satisfação pessoal do que com o fato de arranjar alguém para dividir a responsabilidade com a criação dos filhos.
Para investigar essa questão, foram utilizadas amostras de 92mulheres entre 40 e 60 anos, na primeira fase da pesquisa, e 88 entre 20 e 39 anos, na fase atual.
Todas apresentavam Ensino Médio completo e renda acima de dois salários mínimos. “Construímos um questionário, cuja primeira versão continha muitas questões abertas”, diz a professora. “Na segunda fase do trabalho, categorizamos, de acordo com a literatura, as respostas coletadas e montamos um banco de dados com todas essas informações”, complementa Marilu Cruz.

Conceitos de relacionamento amoroso
A mestranda Marilu Cruz revela que as questões levantadas estavam normalmente relacionadas à formação de vínculo afetivo, indícios de que o parceiro será um bom cuidador tanto das crianças quanto dela, de que irá provê-la e de que tem bons genes – fator ligado à atratividade, à beleza e ao bom desempenho sexual – e é um bom provedor – inteligente, estável e responsável.
A partir desses pontos, foram montadas macrocategorias que agruparam todas as palavras de significados semelhantes citadas, por exemplo: macrocategoria bom provedor.
“O que é um bom provedor? É aquele companheiro que está disposto a investir em uma relação de longo prazo, que tem uma boa situação financeira ou probabilidade de ter. Esses aspectos são indicados, normalmente, pelo grau de instrução do parceiro. Uma pessoa que tem um nível superior, possivelmente, terá maiores chances de ter um bom emprego, melhor salário e, consequentemente, proporcionar maior estabilidade”, explica Regina Célia.

No final dos anos 2000, devido ao surgimento de muitas questões relacionadas à afetividade, à qualidade do relacionamento amoroso e ao valor atribuído a essas questões pelas mulheres, instalou-se uma vertente do estudo voltada para averiguar essas variáveis.
Para essa investigação, acrescentou-se ao questionário uma lista constituída por seis frases a serem completadas: “relacionamento amoroso é...”, “relacionamento amoroso na família de origem é...”, “relacionamento amoroso na família que constituí é...”, “relacionamento amoroso na vida dos amigos é...”, “relacionamento amoroso na sociedade de modo geral é...” e “relacionamento amoroso na minha vida é...”.

Gabriela Ribeiro fala que o intuito dessa lista é suscitar a reflexão nasmulheres e descobrir como elas conceituam o relacionamento amoroso em vários contextos.
“A priori, faríamos uma análise qualitativa dos resultados, porém, devido às respostas se darem por meio de adjetivos e substantivos, fizemos uma análise quantitativa”, conta.
Gabriela relata que, ao analisar como essas mulheres com quase 60 anos conceituam relacionamento amoroso, se percebeu uma grande ocorrência de idealização do amor como algo eterno e duradouro.

Idealização, contradição e afetividade
A partir da análise da lista de complementação de frases, constatou-se que, em muitos casos, as mulheres colocam o relacionamento amoroso como algo maravilhoso no plano da idealização, porém, quando isso passa para a vida prática, é concebido como algo ruim, uma experiência dolorosa.
Essa situação é vista de modo negativo, principalmente, em relação à sociedade em geral, o relacionamento amoroso está perdido, é inexistente e vulgar.
Quanto à família de origem, há uma repetição da forma como esta estabelecia a questão do relacionamento amoroso, na família que ela constituiu.

Segundo a professora Regina Célia, é na comparação dessas frases que será possível compreender a maneira como as mulheres vivem, de fato, um relacionamento amoroso.
“A última frase ‘relacionamento amoroso na minha vida é...’ constitui a realidade. Nela, há relatos contraditórios. Como um relacionamento amoroso pode ser uma coisa tão maravilhosa, desejada por todas as pessoas, logicamente por elas, mas que, quando se volta à vida em sociedade, é inexistente, sendo que a mulher é parte integrante da sociedade e não está alheia a ela?”.

A professora relata que a mulher, quando está avaliando o ambiente em que vive (a sociedade), sempre vê os relacionamentos como de má qualidade – uma constante tanto nas mulheres em período reprodutivo quanto nas demais.
“Cada uma percebe a sociedade como um lugar agreste onde as relações são muito complicadas, onde as pessoas de fora estão se relacionando de maneira rasteira. Apesar da idealização, elas acham impossível existir, no contexto social, uma boa relação. Nesse momento, há um choque, uma contradição”, diz.

Companheiro e bom provedor
A procura por um relacionamento amoroso é constante, ainda que as experiências anteriores tenham sido ruins. “Mesmo que eu tenha vivido uma má experiência, continuo procurando um novo parceiro. Todos acham que um dia vai acontecer o grande amor perfeito”, ressalta Regina. Ela sugere que essa idealização seja um obstáculo no desenrolar da vida conjugal.

Além dos anseios da mulher em relação ao companheiro, existe o fato de que um relacionamento engloba a família e os filhos, principalmente, entre as mulheres de 40 a 60 anos. “Algumas dizem que relacionamento amoroso é ver o filho se formar, crescer. Não é algo tão voltado para o parceiro ou para ela, como mulher”, afirma Gabriela Ribeiro.

A pesquisa mostra que, independente da idade, a formação de vínculo é o aspecto mais presente. Ele está relacionado ao companheirismo, ao parceiro atencioso e apaixonado.
Em segundo lugar, vem o bom provedor, seguido do relacionamento de longo prazo. Nos novos rumos da pesquisa, o projeto pretende estudarmulheres de baixa renda e relacionamentos homoafetivos.
“O que temos de mais importante é essa necessidade de nos ligarmos afetivamente a outras pessoas, seja de maneira idealizada, seja realista. No fundo, todos julgam importante ter uma relação afetiva”, conclui a professora Regina Célia.


Autor : Maria Isabel O. Mendes
Créditos : Luiz Affonso
Fonte : Universo da Mulher

Caráter, Personalidade e Temperamento




CARÁTER – PERSONALIDADE – TEMPERAMENTOS Texto: II Coríntios 5: 17 - Filipensesses 1: 6
Vamos Falar sobre algo que nos envolve diretamente todos os dias: Caráter, Personalidade e Temperamentos.
Assim como somos formados tripartidos em Corpo, Alma e Espírito, de igual forma, somos tripartidos em: Caráter, Personalidade e Temperamentos.
Mas o que é Caráter, Personalidade e Temperamentos?
palavra de Deus nos textos em que lemos diz que “todas as coisas se fizeram nova”, mas se todas as coisas se fizeram novas porque temos determinadas áreas da vida que não mudaram?
Existem áreas em que questionamos, às vezes podem ser que ainda somos pessoas iradas, iracundas, mas se eu me tornei uma nova criatura a partir do momento em que eu aceitei Jesus como é que ainda continuo irada? Nervosa?
Então vem o inimigo e diz: - Eu sei você não é convertida?
Quantas vezes nos pegamos pensando isso?
Ou você dizer mais eu por tantas vezes tentei mudar, eu já jejuei, me consagrei, e nada mudou?
Mas hoje você vai se conhecer melhor, pois este estudo vai te fazer conhecer-se melhor, pois ele serve para apresentar a você: VOCÊ MESMO.
Então você vai passar a entender o porque tantas vezes você não se entendia, e poderá dizer a você mesmo: -
Muito prazer eu, eu sou eu... A palavra de Deus que acabamos de ler diz que nós estamos em processo de transformação (Fp 1:6), você tornou-se uma nova criatura em Cristo Jesus, mas se no dia em que você aceitou a Jesus, Ele que tinha o Poder de te levar instantaneamente para a Glória, pois você já estaria Salvo por tornar-se uma nova criatura, mas já que não aconteceu isso, quer dizer que Deus tem um propósito em sua vida e quer tratar com algumas áreas em sua vida e Ele que começou essa boa obra.
• PERSONALIDADE: é a sua identidade, em relação ao que os outros pensam ao seu respeito, mas que muitas vezes, não representa o que você é. (aquilo que você vê na outra pessoa, ou eles vêem em você). 
• CARÁTER: é tudo aquilo que você é na sua intimidade e ninguém sabe, são atitudes repetidas diariamente que moldam o seu caráter. 
• TEMPERAMENTOS: Temperamentos são qualidades que já nascem com o individuo, é genético, ou seja, é aquilo que não é aprendido


PERSONALIDADEPersonalidade é a postura que cada individuo assume apresentar no meio em que vive. Nossas personalidades são formadas de dois pontos básicos: Raízes Hereditárias – Traços Adquiridos


• Raízes Hereditárias: não houve a sua participação (ex: cor dos olhos, tipo de cabelo).

• Traços Adquiridos: são traços que são adquiridos com a convivência com os familiares ou por vontade própria. (ex: ser mentiroso assim como o pai (você adquiriu por influência) ou fazer chapinha para mudar os cabelos de ondulado para lisos (você decidiu por conveniência)).
Personalidade é a união de seu:
Mas lembre-se que: Sua personalidade, seu caráter pode ser mudado, transformado, pelo Poder do Espírito Santo de Deus


CARÁTER
A palavra caráter tem origem no verbo grego que significa: gravar. A firmeza moral de uma pessoa é o sinal visível de sua natureza interior
 PERSONALIDADE = EXTERNO
 CARÁTER = INTERNO


O caráter esta ligado ao que somos no intimo, não tendo ligação com o que fazemos ou agimos, ou seja, o caráter engana, porque muitas vezes para manter a sua máscara (personalidade), você age diferente do que queria agir (caráter). 
Ex: Está com raiva de uma pessoa, mas não demonstrar nas atitudes, por estar na frente de alguém maior (pastor, líder, chefe). Caráter é um grupo de valores que rege o comportamento humano é o resultado de hábitos repetitivos. Os teus hábitos determinam nosso caráter, pois são a somas de nossos hábitos e virtudes, pois nos tornamos no que fazemos repetidamente. Os hábitos denunciam nosso caráter
Exemplos de Maus hábitos - Mau caráter:

• Dirigir em alta velocidade;
• Ser o centro da conversa;
• Contar mentiras;
• Viver na traição; • Ser preguiçoso (a);
• Mania de grandeza;
• Mania de pobreza;
• Ser desorganizado (a);
• Ser negativista – pessimista;
• Urinar na rua;
• Jogar papel ou absorvente no vaso sanitário;
• Costuma gritar e falar muito alto;
• Ser fofoqueiro (a) ou Mexeriqueiro (a);
• Chegar atrasado em compromissos;
• Ir ao banheiro ou conversar na hora da Palavra;
• Ser Briguento (a);
Esses maus hábitos denunciam o seu caráter, pois caráter é a soma total de nossos hábitos.


LEMBRE-SE: Nosso CARATER pode ser TRANSFORMADO pelo PODER DO ESPIRITO SANTO


TEMPERAMENTO
Temperamentos são qualidades que já nascem com o individuo, é genético, ou seja, é aquilo que não é aprendido.
Sobre o temperamento não temos domínio, pois pode e deve ser mudado Pelo Poder do Senhor Jesus. Todas as pessoas nascem com 1, 2, e até 3 temperamentos.
São características, traços adquiridos por influência dos pais antes do nascimento, pois o temperamento é herdado, já nascemos com ele e este aponta para as nossas disposições naturais, gostos e preferências. 
Enquanto que o caráter é adquirido por hábitos o temperamento é adquirido geneticamente, não é fruto de uma escolha, sua, o temperamento não pode ser trocado, mas pode ser TRANSFORMADO.

Temperamento é um conjunto de atitudes POSITIVAS e NEGATIVAS, que já nascem com você, às atitudes boas podem ser APERFEIÇOADAS e as ruins podem ser TRANSFORMADAS. (Ex: a diferença entre filhos bebês um chora, bate, grita – o outro fica quieto até quando está com fome).
Tudo isso é genético vem dos pais, dos avós, dos bisavôs. Quantos de nós não desejaria ser diferente, mais alegre, comunicativo, ou mais quieto, moderado no falar. Isso dá-se pelo nosso temperamento.

Existem 4 tipos de temperamentos:
* Sanguineo
* colérico
* fleumático
* melancólico
-- Sanguineo
cassanguieno (IMAGEM)************************
-- colérico
cascolerico (IMAGEM) ************************
-- melancólico
csamela (IMAGEM) ****************************
-- fleumatico
PONTOS FORTES
Calmo
Acessível
Agradável
Trabalha muito bem com outros
Eficiente
Conservador
Digno de confiança
Espirituoso
Prático
Pacificador
Quieto
Organizado
Tranqüilo
Cumpridor
Líder
Bem humorado
Diplomata Pretensioso Desmotivado
PONTOS FRACOS
Introvertido
Falta de motivação
Displicente
Cabeçudo
Avarento
Indeciso
Mero espectador da vida
Evita envolver-se em atividades
Preocupado
Egoísta
Lento
Calculista
Temeroso
Indeciso
Contemplativo
Desconfiado
PROFISSÕES
Cientistas
Diplomatas
Humoristas
Escritores
Médicos
Professores
E se forem motivados Líderes
ALIMENTAÇÃO
Normalmente são os últimos que terminam de comer, esta é uma das razões por que eles raramente engordam, pois mastiga bem devagar,
NAS COMPRAS
Especialmente as mulheres gostam de comprar. Elas precisam de mais tempo pois compram bem devagar e dificilmente entra na conversa do vendedor apressado. Porém quando vão a supermercado não Compra tudo aquilo que precisa, por isso precisa fazer compra com maior freqüência.
NO AMOR
Em Geral são atraídos por Coléricos pois deseja ser espontâneo e vê no Pois Colérico seu ponto de equilíbrio Nos primeiros anos era tranqüilo, sereno, Agora parece perigoso, desmotivado, E teimoso como uma mula.


COMO TER TRANSFORMADO MEU TEMPERAMENTO?


Todo temperamento pode ser transformado (GLÓRIA A DEUS), as áreas que em nós são negativas podem ser transformadas pelo Poder de Deus e as áreas positivas podem ser aperfeiçoadas pelo mesmo Deus.

• Procure descobrir o seu temperamento, para que você possa se conhecer melhor;
• Procure descobrir o temperamento das pessoas de seu convívio, para que você possa entende-las melhor, às vezes essas são as causas de muitos atritos, conhecendo o temperamento delas você passará a respeita-las;
• Entenda que não existe temperamento melhor ou pior todos foram criados por Deus;
• Entenda que você foi criado exatamente como Deus queria que você fosse, pois você não é uma obra do acaso (Sl 139:16);
• Aceite-se como você é, Deus em sua infinidade criou você único e exclusivo;
• Dependa de Deus para ajuda-lo em sua transformação, pois lembre-se você sta em obras (Fp 1:6);
• Ore e peça a Deus que lhe ajude a condensar suas atitudes e comportamentos, e principalmente a entender aos outros;
• Busque no Espírito Santo de Deus a sua transformação, a palavra de Deus diz que devemos (Pedir, Pedir), Isso quer dizer que você deve insistir em sua busca, não desista no primeiro deslize, você está em processo de transformação, porém não conforme-se cm os erros, uma obra para ser acabada, ela preciso estar perfeita, quando Deus te quebrar, entenda que é para fazer de novo, mais forte e vistoso, assim como em uma construção, quando o pedreiro nota uma parede errada, fora do prumo, ele quebra-a e fortalece as bases, as estruturas, refaz a parede que por sua vez por está mais firma, aparente mais bonita. É assim que Deus estará trabalhando na transformação do seu temperamento, consertando suas falhas e fazendo de você uma


BIBLIOGRAFIA • Baseado na Pregação do Pastor Paulo Rogério do dia 24/ 04/ 2006, no Congresso de Jovens.Obs: A reprodução desse só poderá ser feita sob autorização expressa do mesmo. Luci Claro 04/09/2006 –Ministério IBM-Luz “Grupo de Oração Divas do Senhor”


Rita Bizerra, com Universo Mulher