JESUS CRISTO TE AMA E NÓS TAMBÉM!

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Se você tem problema resolva sem se preocupar..

Olá amigo!

O nosso papel de blogueiros é trazer para você que nos lê, uma mensagem de Paz, tranqüilidade, que possa ajudar-lhe a viver momentos de felicidade, pois, a felicidade está dentro de você e só você mesmo é que pode fazer acordar.

O primeiro passo para que viva com tranqüilidade é não se preocupar. Os problemas vão sempre existir, mas, o seu papel é buscar em cada problema que venha a surgir na sua vida, a solução, que está sem dúvida, nele próprio.

Certamente, você nos diria “não há como se preocupar”, um dia as contas excedem a receita, no outro a saúde está debilitada, no seguinte, um parente ou amigo necessita da sua ajuda, etc., etc...
Mesmo, assim, é possível buscar a solução para tudo minimizando as preocupações, para isso trazemos 05 maneiras de não se preocupar, com base em informações de profissionais do quilate do americano Dr. David B. Posen.

1 – Rejeitar a preocupação. Em geral, as pessoas se afligem com fatos que não chegarão a acontecer. Quantas pessoas nós não conhecemos que tem uma vida de catástrofes, em que muitas nunca aconteceram.
Questione seu medo. Qual a chance de acontecer o que você teme? Quantas vezes apreensões semelhantes deram em nada? Quantas vezes resistimos atender ao telefone à noite temendo uma notícia ruim, logo, nada aconteceu.
O medo sempre cria uma imagem mais catastrófica do que é a realidade que encontramos.

2 – Adie sua ansiedade. Tento usar essa abordagem desde que vivi um momento que estimulava muita preocupação. Um médico metido a espírita em uma consulta simples para receitar um resfriado da minha filha, o tal médico olhou para ele a disse haver percebido uma alta taxa de leucócitos e prescreveu um exame com suspeita de leucemia. Olhando para ela meio assustada no primeiro momento, pedi força par Deus e resolvi esperar pra ver. Afinal de contas, em poucos dias saberíamos o resultado.
Essa foi a primeira vez que expressei o que passou a ser o meu credo nessas situações: não me preocupar antes de saber que há motivo para isso.
Unindo o pensamento positivo à recusa em me preocupar antes da hora, consegui controlar as minhas emoções até recebermos a boa notícia o exame não confirmara a suspeita do médico.

3 – Enfrente seu temor. Uma boa estratégia será olhar os problemas de frente, de forma, a ter uma preocupação criativa, analisando se pode acontecer o pior e a probabilidade de acontecer de fato.
Como lidar com a situação?
Como me preparar para enfrentar o problema?
Suas respostas montarão um plano estratégico de ação imediata: seja proativo e não reativo.
Quer seja um problema de saúde, uma questão financeira ou uma possível perda de emprego, você enfrentará o medo e trabalhará para ter uma reação construtiva. Depois disso, as pessoas em geral se sentem mais tranqüilas e deixam de se preocupar.

4 – Troque o medo pelo cuidado. Algumas pessoas perguntam: “Fugir da preocupação não será fazer como o avestruz que enterra a cabeça na areia? A preocupação não teria um propósito?”
Concordamos que a fuga é a complacência e pode ser perigosa, mas a solução não é se preocupar ...é cuidar-se. Qual a diferença? A preocupação é uma reação emocional que estressa e desgasta. Está centrada no problema. O cuidado por sua vez, é um processo racional e construtivo – voltado para a solução. È a diferença entre o medo desprovido de uma ação útil e a determinação de encontrar com calma as soluções.

5 – Se puder, resolva. Certa vez, alguém me falou: “Se você não pode fazer nada não fique preocupado.” E é o certo, só nos martirizamos.
Em outras palavras, se está ao nosso alcance – façamos!
A preocupação antecipada consome muita energia. E quando for possível cuidarmos dos problemas de modo funcional e saudável, agiremos.
Lembre-se: se não estiver em suas mão0s fazer algo, é inútil se preocupar. Se estiver, faça. De qualquer jeito, preocupar-se só aumenta o estresse.

Edinho Trajano e Rita Bizerra 

Nenhum comentário:

Postar um comentário