JESUS CRISTO TE AMA E NÓS TAMBÉM!

domingo, 11 de setembro de 2011

Tudo que é natural é melhor...

É tão natural... "Essa é uma expressão muito comum nos dias de hoje, embora, nem sempre, bem empregada. Natural é tudo aquilo que está de acordo com a natureza.

Artificial é tudo aquilo que sofreu uma modificação. Dependendo das modificações podemos nos afastar mais ou menos do original e até chegar a adulteração total. Temos o conhecimento de que as coisas naturais são melhores que as artificiais. Há comidas e bebidas, há sorrisos e lágrimas, há atitudes e até vidas naturais e/ou artificiais. As naturais são sempre mais saudáveis e significativas. conhecemos hoje cada vez  mais os malefícios das coisas artificiais e quanto são benéficos os produtos naturais. Essa consciência é muito importante em nossa vida.

Há quem pense também que tudo aquilo que "muitos fazem", é natural e concluindo que, também, é correto, verdadeiro e bom. E, no entanto, é fácil saber que não é assim. Aquilo que muitos fazem pode até não ser o certo e ser algo anti-natural. Vejamos: tudo que é natural deveria ser sempre profundamente respeitado, cultivado e até venerado. Isso porque o que é natural é verdadeiro e é garantia de autenticidade. O natural é da natureza. Assim é da natureza de Deus "ser Divina" e é da natureza do homem "ser humana".

Há muitas coisas que fazem parte da natureza. Mas essas muitas coisas não são a natureza. Asim, é tão natural um pássaro voar, um peixe nadar, uma laranjeira florescer, o fogo queimar e o vento soprar, um homem comer e beber, gostar, falar e relacionar-se, reproduzir-se, sentir os apelos dos seus impulsos. E é tão natural porque faz parte da natureza do pássaro... Voar; do homem... Falar... Porém, não é da essência do pássaro, voar. Um pássaro pode não voar e continua sendo pássaro. Uma laranjeira pode não florescer e é laranjeira. Mas, quando florescer, só e sempre produzirá laranjas e nunca bananas. É da sua natureza. Um ser humano pode ser cego, surdo e mudo e... continua sendo humano... pode perder seus movimentos e até a consciência e... continua humano. Terá é claro, limitações no exercício de algumas funções próprias do ser humano. Terá prejuízos, mas nunca deixará de ser humano por causa disso. Evitar esses prejuízos é dever de todo ser humano. Usar devidamente todas as possibilidades para a realização humana é direito de todos e, procurar ajuda para o exercício desse direito é sinal de humana sabedoria, já que viver dignamente é difícil arte e requer muito esforço.

Há uma natureza específica de cada ser. Assim, é da natureza do homem ser humano e, como natural consequência, agir humanamente.  E isso será natural. Natural é o que é adequado à nossa natureza, em oposição ao "anti-natural", como seria, por exemplo, comer cacos de vidro, deixar de dormir o suficiente, trabalhar 20 horas por dia, ingerir substâncias venenosas e outras coisas semelhantes... Nada disso é natural. Ingerir drogas poderá ser cultural, mas não é natural. Quando agimos "anti-naturalmente" começamos a causar prejuízos a natureza. Vejam os desrespeitos cruéis à natureza ambiental e à natureza humana e confiram as terríveis consequências para a humanidade. Toda agressão provoca desgraças e novas agressões. É só pensar na poluição, nos agrotóxicos, nas drogas...

Tudo deveria concorrer para o bem dos homens. E tudo o que verdadeiramente concorrer para esse bem é natural e, como tal, eticamente necessário, como cumprimento de uma lei natural, que é a salvaguarda da natureza. É da natureza do homem ser humano e agir humanamente. Faz parte da salvaguarda dessa natureza:
- comer e beber para alimentar a vida corporal;
- Conhecer e estudar para alimentar o saber;
- O impulso da auto-afirmação;
- O impulso sexual e outros.

É, pois, natural que existam os naturais impulsos que estão naturalmente a serviço da vida humana. A sensualidade, as paixões, as emoções, os ideais, os sonhos, etc... São forças a serviço da vida e não, meramente, para satisfazer os impulsos e buscar as sensações do prazer. São afirmações naturais da sexualidade humana (vida) e não meras exigências de prazer. O gesto da relação sexual, por exemplo, faz parte do relacionamento humano afetivo. Mas não é da essência humana, manter ou não relações sexuais. E é natural que, quando realizadas, sejam humanas e dignas, isso é, sejam expressão visível e realizadora das doações de duas vidas humanas - homem e mulher - comprometidas pelo amor responsável, assumido em comunhão de vida.

Sim, a relação sexual é tão natural! não no sentido de "todo mundo faz" , mas porque está de acordo com a natureza e no respeito a ela. Assim, é natural o casamento e também a vida consagrada na virgindade e na castidade.

Um dos grandes serviços de amor que devemos oferecer a vocês irmãos e irmãs, jovens de todas as idades, é certamente este: criarmos condições para que possam conhecer o verdadeiro sentido da vida humana, como primeiro e esperançoso passo para poderem amar a vida com total grandeza e, assim, serem realmente felizes. Para tanto é preciso ter presente o plano de Deus , o Pai Criador a nosso respeito. Esse plano afirma que em Jesus Cristo o ser humano é levado a viver em sua natureza a dignidade de filho de Deus. A graça permite ao "ser humano-criatura" participar da vida divina fazendo-o "ser criatura filho" . Será pois natural para nós vivermos em santidade e graça. É essa a nossa identidade cristã. portanto é necessário, como um dever, agirmos de acordo com a nossa natureza humana chamada a viver como filha de Deus. Temos a missão de anunciar e testemunhar essa consoladora verdade, vivendo no amor e na fraternidade, como filhos e irmãos.

Desejo a todos uma vida toda natural. 

Edinho Trajano.
esdras_leal_@hotmail.com
(83)9101-1473 e 9810-0529

Nenhum comentário:

Postar um comentário